Primeiros passos #1

fevereiro 22, 2016
Decidi criar uma categoria especial onde a cada atualização vou citando os passos que fiz para cada vez mais me aproximar dos meus valores. Entre eles, o que mais estou dando ênfase é ao consumo consciente, uma vida mais simples e respeitar a minha mente e corpo enquanto tento procurar um modo de como quero as coisas. Vamos lá?


- Definir prioridades
O que mais me afetou nisso tudo foi ver o quanto tempo eu gastava com coisas que nem necessariamente me faziam bem, entre elas a caixa de e-mail lotada com propagandas, passar muito tempo em redes sociais poluídas, perder paciência com pessoas que simplesmente não eram legais. Pensando nisso, comecei a procurar cada vez mais um conteúdo que realmente me interesse, seja na internet ou pessoalmente. 

- Não comprar, usar até o final
Por mais que seja muito bom comprar de empresas pequenas e locais, não fazia muito sentido pra mim substituir o consumo que eu tinha em marcas grandes para pequenas e continuar consumindo da mesma maneira sem consciência. O mode.fica já fez um post sobre isso, mas basicamente a conta é simples, se você já tem algo, use até o final antes de comprar algo novo. Quero que esse processo de aderir produtos mais naturais e éticos seja natural, aos poucos, realmente sendo uma transição.

- Trocar as garrafas de água pelo filtro
Fico até um pouco com vergonha de citar isso, mas eu e o Pedro utilizamos em casa desde que nos mudamos só garrafas de água em plástico (daquelas de 6 litros). Depois de muita pesquisa conseguimos comprar um purificador que atendia nossas necessidades e agora nada de garrafas plásticas, não é muito, mas é um começo. 

- Reciclar corretamente
A esse ponto acho que todos reciclam né? Acontece que muitos não fazem da maneira correta, o que atrapalha muito a coleta. Na própria sacola utilizada para reciclagem aqui em São Paulo cita os materiais que podem ser e os que não podem, mas o que eu estava errando feio era com os papéis adesivados e sujos, que não são recicláveis. Vale citar também que o óleo de cozinha (ou qualquer óleo na verdade) não pode ser descartado na pia nem no lixo, viu? Existem postos de coleta especializados nisso que vão dar um melhor encaminhamento ao resíduo. 


- Saiu de casa? Sacola de tecido e garrafa de água na mão
Tinha um costume muito feio de sair de casa sem água e se tiver um lugar para comprar a garrafinha ou utilizar o copo de plástico, eu faria. Agora já não saio de casa sem água, já estou economizando dinheiro e plástico dessa maneira. Já a sacola de tecido é algo que já faço faz anos, mas mesmo assim vale citar, sempre levo uma sacola antes de sair de casa se for comprar algo. Não precisa ser apenas no supermercado (que as pessoas só começaram a fazer depois das sacolas de plástico passaram a não serem gratuitas), pode ser qualquer lugar que você vá comprar algo: Shopping, padaria, farmácia, pet shop... 


2 comentários on "Primeiros passos #1"
  1. Legal!!! Ótimas dicas para pessoas que querem iniciar. Ou melhor, ótimos primeiros passos ��

    ResponderExcluir

Colaboradores

Assinatura

Assinatura