Documentários que vão te ajudar a consumir menos

março 29, 2016

Tornar o seu consumo consciente não é algo que se consegue fazer de um dia para o outro, é preciso coragem e tempo para conseguir mudar. Uma das coisas que mais me motivaram não só a entender o quanto esse ciclo de consumo é prejudicial mas também para perceber que qualquer um pode mudar, foi procurar vídeos me mostram a realidade por trás das grandes corporações e também de pessoas que conseguiram de alguma forma sair desse padrão de consumo.
Pensando nisso, decidi criar uma lista de alguns documentários que eu já assisti e recomendo.

- A História das Coisas
Esse documentário é super curto, mas vale muito a pena ver. Da primeira vez que o vi era adolescente e sinceramente não pensava ainda nas mudanças que eu poderia começar de mim mesma. A apresentadora explica de forma interativa como as coisas são feitas para serem vendidas e o que acontecem com elas quando decidimos "descartá-las". Assista aqui.
A partir do vídeo surgiu o projeto com o mesmo nome e eles deram continuidade fazendo mais vídeos, podcasts e também o livro, pra saber mais veja aqui.

- The True Cost
Mais do que essencial para entender como a roupa da loja fast-fashion é tão baratinha. Desde o agricultor que cultivou o algodão, até a pessoa que pode ter morrido costurando sua roupa. Também fala de empresas que estão tentando mudar esse caminho e como sua compra determina a vida de tantas pessoas. Tem no netflix.

- A Rainha de Versalhes
Muitos dizem que dinheiro traz felicidade, e como uma das famílias mais ricas dos EUA pode ser tão miserável? Esse documentário traz o maior exemplo do quanto essa teoria é tão errônea. O consumo excessivo e a ideia de possuir pessoas e tratar elas como meros objetos é vista claramente aqui, enquanto eles constroem uma casa absurdamente grande. Veja aqui (em inglês, sem legendas).

- No Impact Man
O Colin Beavan ficou conhecido pelo seu experimento de tentar viver por um ano de uma maneira que não produza impacto ou o mínimo de impacto possível no meio ambiente. Interessante ver o modo como a relação entre ele e sua família muda, e as ideias que eles aderiram para fazer esse acontecimento real mesmo morando em Nova York e com uma criança. Tem no netflix.


Os conceitos de consumo consciente, minimalismo e sustentabilidade nunca haviam passado na minha vida antes, não foi algo natural para mim. Eu nem imaginava quanto de lixo produzia, quem tinha feito minhas roupas, o que havia na minha comida. O primeiro passo tem que partir de você e de se questionar sobre as escolhas que faz, a partir daí é possível ver o que está a sua volta de um ângulo totalmente diferente. 

Post Comment
Postar um comentário

Colaboradores

Assinatura

Assinatura