Primeiros passos #2

março 16, 2016
Depois de criar o primeiros passos #1, comecei a pensar sobre outros hábitos que mudei e de certa forma, acrescentaram como mudanças na vida que levava antigamente. Nesse tipo de post eu pretendo sempre ir fazendo atualizações para que, quem sabe, alguém se inspire a mudar também. A ideia é sempre consumir menos, produzir menos lixo, pensar no meio ambiente e também coisas simples que estão ao meu alcance (provavelmente ao seu também).

- Coletor menstrual
Me interessei pelo copinho por causa de outra questão levantada por ele ligada ao conhecimento do corpo. A menstruação é meio que tabu, é nojenta e ninguém pode falar nisso. Porque não? Sempre achei errado esse conceito. Ela é natural e deve ser vista como tal. Quando comecei a usar nos primeiros ciclos foi um pouco desconfortável, mas hoje sinto que minha menstruação dura menos e também sinto menos cólicas. Além de não estar colocando toxinas no meu corpo, também não produzo lixo com isso e a longo prazo irei economizar dinheiro, já que no meu caso, o absorvente passa a ser totalmente obsoleto. Ou seja: Usar copinho é tudo de bom, o meu é da Me Luna.


- Lavagem de roupas quando necessário
Você sabia que a maioria das pessoas lavam as roupas muito mais do que se é necessário? Ninguém gosta de lavar roupa, mas ainda assim é bem comum ver peças indo para a máquina de lavar com apenas um uso. Dessa forma, o tempo de vida da peça diminui, sem falar na quantidade de água gasta e dos produtos tóxicos que inibem o reuso dela. 

- Desinscrever de e-mails promocionais
Antes eu recebia mais de 30 e-mails de ofertas na minha caixa de entrada, todos de assuntos bem variados, indo desde decoração até maquiagem. Quando via uma oferta muito boa, apenas comprava porque o preço era bom, isso incentiva o consumo desnecessário de uma maneira muito louca, já que quando não há essa compra também sentia mal por ter deixado "a oportunidade" passar. Sem falar na poluição visual e virtual que esses e-mails causam.


- Substituir o guardanapo pelo de pano
Nas férias eu fiz meus próprios guardanapos de pano com um tecido que tinha aqui e não ia usar, hoje levo pelo menos um quando saio de casa. Ainda tenho alguns de papel que as lojas empurram, mas estou me acostumando a negar tudo que seja lixo desde o canudinho até o papel na bandeja, afinal de contas, esses itens irão para o lixo após apenas um uso.

- Comprar em granel
Até pouco tempo atrás, eu pensava que comprar a granel era complicado, sem opções e vendia apenas em grandes quantidades. Tudo errado! Procurando, acabei descobrindo uma loja super legal perto de casa que vende desde grãos até temperos/macarrões. Ainda não consigo comprar tudo sem lixo, mas sempre dou prioridade para as compras feitas a granel com meus saquinhos e bacias.

2 comentários on "Primeiros passos #2"
  1. isabelinda, to amando muito essa nova fase do blog e admirando demais a sua nova fase da vida! aos poucos to aderindo às coisas que cê escreve aqui, obrigada viu? <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taaay, que sddss! Fico muito muito muito feliz em saber disso 💜 Sinto que agora estou no caminho certo sabe?

      Excluir

Colaboradores

Assinatura

Assinatura