5 dicas para consumir menos

outubro 03, 2016

Ao longo dos meses dessa jornada o qual ainda me encontro, onde decidi consumir o mínimo possível, pude perceber alguns padrões de comportamento e com o tempo modificar eles, vejo que hoje em dia se tornou muito mais fácil não comprar pois meus hábitos mudaram e os costumes que tinha desapareceram da minha vida. Espero que essas dicas de como evitar alguns desses costumes te ajude também!

1 - Mude sua rotina
Entrar em uma loja, qualquer uma, só para dar uma "olhadinha" é uma armadilha muito fácil para comprar. Ao ver os objetos, você começará a lembrar das coisas que supostamente precisa e provavelmente depois vai estar se sentindo mal por não comprar ou então comprando e depois se sentindo mal por não ter se controlado. Mude seu caminho e evite passar por essas lojas que podem ser tentadoras, quando menos perceber vai fazer meses que não entra em uma loja e nem sentirá falta disso.

2 - Dê valor ao seu dinheiro
Já parou para pensar que aquele dinheiro suado do mês você poderia estar investindo em algo maior, que te traga qualidade de vida? O valor que gasta com coisas desnecessárias, por menor que possa ser, poderia estar te ajudando a investir para realizar seu sonho, seja ele conhecer o mundo ou fazer um curso.

3 - Pense em alternativas
Existem muitas opções antes de pensar em ir numa loja adquirir algo: Podemos consertar o antigo, fazer nós mesmos, pedir emprestado, comprar usado, trocar...Todas essas opções são muito mais sustentáveis, te fazem economizar dinheiro e perder o hábito da compra do novo.

4 - Simplifique sua vida
Antes de conhecer o minimalismo, era bem comum ter no computador pastas e listas de itens que estava "precisando" comprar. Quando minha bolsa começava a dar sinais de uso por exemplo, ou era antiga, sentia na necessidade de comprar outra, agora vejo que preciso de muito menos e dependendo do item, apenas um é necessário.

5 - Só adquira depois que acabar
Essa vale especialmente para itens de cuidados pessoais e de beleza, principalmente para as mulheres. Já pensou que é bem difícil nos limitarmos a comprar o item apenas quando ele acaba? Seja pelo medo de ficar sem ou porque aquele da loja parece prometer algo diferente, é bem difícil resumir essa quantidade de itens. Na próxima vez que estiver pensando em adquirir, pense por exemplo, se você já tem blush ou perfume em casa, porquê precisa de outro? Também vale lembrar que esses produtos tem validade e muitas vezes ela vence sem nem termos a oportunidade de usar tudo.

Sei que parecem ser dicas simples, mas espero que ajude alguém que está com dificuldades para mudar seus hábitos de consumo. Ter menos é liberdade, não restrição!

Mais sobre:
Do que a gente precisa?
Consumismo e conscientização
5 dicas para comprar mais conscientemente
Consumir menos é a resposta para a sustentabilidade
4 comentários on "5 dicas para consumir menos"
  1. Não entrar nas lojas aJudá muito. Tirei o passeio no shopping da minha lista de coisas para fazer nos finais de semana. E com isso, estou consumindo bem menos.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda mesmo! Só entro no shopping quando preciso resolver algo no correios ou banco e saio logo para não me distrair :)
      Beijo!

      Excluir
  2. Valorizar o nosso dinheiro é muito importante. Por vezes compramos muitas coisas desnecessárias e mesmo que baratas levam muito do nosso dinheiro que tanto nos custou a gastar. Depois ficamos a pensar "onde gastei tanto dinheiro este mês".
    Excelentes dicas! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo! Apesar de parecer contraditório, acho muito importante valorizar o nosso dinheiro. Só dessa maneira que vamos repensar nossos costumes e gastos :)
      Fico feliz que tenha gostado das dicas, Vânia!

      Excluir

Colaboradores

Assinatura

Assinatura