Primeiros passos #4

outubro 29, 2016

O primeiros passos é uma série de dicas que me ajudaram e podem ser úteis para quem também procura ter uma vida mais  simples, sustentável e em paz com todos os seres. Criar essa série foi uma ideia que tive para falar resumidamente sobre atos simples que podem te ajudar a mudar, adaptando sempre para que as dicas funcionem em sua vida, afinal somos pessoas diferentes. Se você quer ver os posts antigos da série, é só clicar aqui

- Faça uma hortinha
Eu que não fui criada em um ambiente verde, achava impossível cuidar de uma até começar a me interessar a ter maior conexão com a natureza. Comecei devagar com plantinhas pequenas e com o tempo fui aumentando a variedade, hoje tenho hortelã, boldo, manjericão, arruda e outras que deixam a casa mais linda, tudo em um espaço bem pequeno na sala. Ainda estou no começo, mas já sinto os benefícios, ter uma horta realmente econômico e um ótimo meio de ter temperos e outros alimentos orgânicos de fácil acesso, sem falar que evita o plástico das embalagens que iriam para o lixo.

- Dê preferência por itens sem embalagens ou com embalagens reutilizáveis
A França já avisou que vai banir totalmente os copos, pratos e talheres de plástico, mas enquanto isso não acontece aqui no Brasil, podemos optar por consumir itens sem embalagens ou com embalagens como de vidro que podem ser reutilizadas de diversas maneiras. 

- Utilize sacolas de tecido para comprar pão
Pode parecer algo bem pequeno, mas é uma atitude tão simples e já se torna um lixo a menos. Quando vou no supermercado ou na padaria, levo minhas sacolas de tecido e peço para as utilizarem em vez das descartáveis de papel ou plástico. É importante também lembrar a pessoa de tirar o peso da sacola para não sair mais caro, pode parecer um pouco constrangedor no começo pois ninguém é muito acostumado a fazer isso, mas depois vira um costume como qualquer outro!

- Se presenteie com experiências
Sabe aquele curso que você sempre quis fazer? Ou aquela viagem na cidade do lado que fica para depois? Sei que na rotina do dia a dia muitas das coisas que queremos fazer são deixadas de lado ou falta dinheiro, mas já pensou que em vez de comprar um produto no shopping, esse dinheiro poderia estar indo para algo que vai te trazer mais satisfação espiritual? Ter um objetivo em mente para não consumir vai ter ajudar a não cometer um deslize e ainda a realizar alguma experiência gratificante depois. 

- Pare de comer carne (ou pelo menos diminua)
Quando passei a comer de maneira mais natural ano passado, tem post aqui no blog sobre isso, já tinha diminuído muito o consumo de animais na mesa mas recentemente decidi me assumir vegetariana. Por amor aos animais, mas também por amor a natureza. Assista Cowspiracy (tem no netflix!) e entenda mais sobre o que consumir carne está fazendo ao nosso meio ambiente, é assustador. 

Mais sobre:
4 comentários on "Primeiros passos #4"
  1. Oi Isabel! Sou leitora do blog há um tempo mas é a primeira vez que comento. Fiquei curiosa a respeito da sua hortinha na sala, você pode falar mais sobre ela? Eu queria muito ter uma horta em casa, mas meu apartamento é super pequeno e não tem varanda, não achei uma maneira viável ainda. Como você fez?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara! Fico feliz que você esteja acompanhando o blog :)

      Sobre a horta, por enquanto eu não entendo muito sobre o assunto, mas tem uma série de vídeos da Érika Karpuk falando sobre isso que pode te ajudar: https://www.youtube.com/playlist?list=PLNvRuV0sa9uh3JrChG8kqwFZvgBEfNJ5d

      Aqui também é um apartamento pequeno, o lugar que encontrei para as plantas foi em cima da caixa do ar que é de madeira. Elas ficam de frente para uma janela, em vasos com furinhos embaixo e um prato para a água que escorre. Dá pra ter muitas dessa maneira, principalmente os temperos. Sei de pessoas que conseguiram ter até tomate e algumas frutas fazendo essa hortinha no apartamento, só procurar o que você quer plantar porque dependendo do que seja elas precisam de mais profundidade para as raízes, aí fica um pouco mais complicado.

      Espero que tenha te ajudado! Boa sorte com sua hortinha, depois me fala se deu certo? :)

      Abraços!

      Excluir
  2. Eu tô na vibe da segunda-sem-carne para começar a me adestrar para abandonar esse hábito.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana, que ótima atitude! Também comecei com o segunda sem carne, daqui a pouco você para de comer e nem percebe.
      Abraço!

      Excluir

Colaboradores

Assinatura

Assinatura