As empresas estão te enganando? Saiba o que é Greenwashing

março 27, 2017

A palavra sustentabilidade aparece em todos os sites de multinacionais, já notaram? Por mais que a empresa não seja de fato sustentável (nesse post aqui te explico melhor sobre o que é sustentabilidade), elas fazem questão de dizer que há algo sendo feito, mesmo que não esteja.

Quantas vezes você não já viu, uma embalagem que remete a natureza ou logos que fazem associação com o natural? Hoje em dia, esse assunto se tornou de extrema importância e com isso a publicidade viu uma oportunidade de diferenciação para vender. Sim, vender. Sentiu a ironia? O consumismo do mundo contemporâneo que fez chegarmos nesse estado de preocupação com a natureza parece ser o mesmo que irá nos tirar dessa situação. Só que não.



Nem sempre o que a empresa diz estar fazendo é verdade, pois não há uma regulamentação rígida nesse discurso. O que faz muitas delas utilizarem dessa brecha para vender e até se sentirem na capacidade de cobrar um valor mais alto do que o produto convencional. Basta uma procurada rápida na internet que sabemos quais tipos de marca faz esse tipo de prática, chamada em inglês de greenwashing (ou em português, lavagem verde), marcas como Natura, L'Occitane, Caudalie e Aveeno são ótimos exemplos no mundo da beleza. 

Greenwashing é então a prática utilizada para promover uma imagem ecológica, utilizando de termos relacionados a isso, ele pode ser visto em um produto específico, numa marca ou até mesmo em uma empresa. São dos mais diversos produtos que utilizam da prática, fazendo o consumidor se sentir uma pessoa melhor, até mesmo com a consciência limpa por fazer aquela escolha.



Produtos de limpeza, construção, papelaria, vestimenta, até mesmo produtos para o seu cachorro são rotulados como natural/sustentável/biodegradável e outros nomes que fazem associação a um consumo melhor. O que ninguém fala, é que além disso não ser muitas vezes coerente com a prática da empresa, ele causa uma zona de conforto ao consumidor, que continua comprando da mesma maneira e achando que pelo produto se dizer ecológico, algo já foi feito para melhorar nosso mundo.

Precisamos acima de tudo repensar nosso consumo e nos questionar sobre o que consumimos. Claro que ter um governo e leis mais rígidas ajudaria e muito, mas enquanto isso não chega precisamos fazer nosso papel para se conscientizar sobre quais empresas apoiamos. Muitas vezes a melhor opção é comprar de um pequeno produtor, numa feira local ou até mesmo fazer em casa. 
É importante também procurar por informações mais claras, por certificações que comprovem o que está sendo dito e ler os rótulos para entender a composição de um produto alimentício, por exemplo.

Mais sobre:
Greenwashing: A arte de fazer você consumir sem culpa
Saiba o que é Greenwashing: Aprenda como não cair nas estratégias
Greenwashing no Brasil: Quando a sustentabilidade ambiental se resume a um rótulo
Greenwashing, or, how do the big companies try to take the wind out of the environmental movements' sails?
4 comentários on "As empresas estão te enganando? Saiba o que é Greenwashing"
  1. Muito Bom! Já tinha ouvido discussão com respeito a essas empresas, mas ainda não conhecia o termo "Greenwashing" . Provocou-me a pesquisar melhor. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eloáh, fico feliz que o post te trouxe interesse no assunto, os links que deixei no final do post são bem legais como partida :)
      Beijo!

      Excluir
  2. Interessante.
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir

Colaboradores

Assinatura

Assinatura