6 dicas para evitar o consumismo durante a viagem

abril 06, 2017

Há um tempo trás, uma leitora me pediu para que eu falasse mais sobre como faço para viajar e não ceder ao consumismo. Demorei para fazer esse post, pois nem eu mesma sabia como me controlar enquanto viajo, sem dúvidas foi o momento mais difícil de toda minha transição.

A urgência em que sentimos de estar num lugar completamente novo, com novas opções, novos estilos e ainda a vontade de levar esse sentimento bom da viagem conosco, faz com que muitas vezes o saldo final seja muito negativo. Voltamos com bagagens abarrotadas de produtos desnecessários, contas a pagar, tornando a volta um grande estresse para o viajante.
Principalmente quando falamos de lugares com mais opções, preços mais em conta ou até mesmo países aonde encontramos novidades muito diferentes do que estamos acostumados a ver no Brasil. 

Separei algumas dicas que utilizo e pode ajudar você na sua próxima viagem, a realizar ela de uma maneira mais calma, sem preocupações.

  • Respire, pense

Muitas vezes a viagem é com uma programação tão apertada que todas as compras são feitas de maneira apressada, sem nenhum questionamento. Antes de adquirir algo, tenha calma e pergunte a si mesmo:
  1. Eu preciso disso?
  2. Esse item irá me acrescentar algum benefício?
  3. Já tenho algo parecido que pode ter o mesmo propósito?
  4. Porque sinto vontade de comprar esse produto?
  5. Não levar-lo agora irá me prejudicar de alguma forma?
Tenho certeza que depois de se perguntar e ser honesto consigo mesmo sobre os motivos que te levam a querer comprar, você não sentirá arrependimentos e nem gastará a toa.

  • Dê preferência para dinheiro físico
Cartão de crédito além da taxa do IOF, cria uma falsa sensação de liberdade. Você não vê o quanto de dinheiro já foi gasto e por isso continua comprando, sem pensar nas consequências. Leve dinheiro físico, faça um planejamento do quanto irá gastar com o necessário e use o cartão apenas para emergências. Se voltar com dinheiro sobrando, melhor ainda.

  • Converta sempre
Sabe aquele ditado "quem converte não se diverte"? Esqueça ele! Quando você voltar para o Brasil, ainda terá contas para pagar e sua vida continuará te esperando. Agora com vários produtos que não eram necessários e podem até mesmo atrasar outra viagem, pois continua pagando aquela que já aconteceu. Hoje em dia existem aplicativos de graça que ajudam nessa conversão, para facilitar ainda mais.

  • Você não precisa se afirmar para ninguém

Muitos brasileiros tem o costume de viajar para o exterior, principalmente os EUA, com o maior propósito de adquirir itens e "ostentar" de alguma forma, seja mostrando para familiares e amigos o que compraram quando voltam de viagem ou até mesmo trazendo lembranças e presentes para todos.
Antes de ir por esse caminho, é importante lembrar que viajar é uma experiência para te acrescentar psicologicamente! Não gaste esse tempo tão precioso e único se reafirmando para sociedade. Você não precisa ter nada para provar sua personalidade, apenas ser você mesmo. 
Gaste o tempo de sua viagem com experiências que vão te fazer bem e te trazer memórias inesquecíveis, ninguém precisa de sacolas de compra para mostrar que se divertiu durante a viagem.

  • Não vá em outlets e shoppings

A menos que você tenha em mente um item específico e realmente o preço está valendo a pena,  ir nesses lugares vai ser tentador. O lugar por si só é totalmente pensado para que você compre, o que pode ocasionar em "recaídas". Em vez de ir em um desses locais, aproveite seu tempo para conhecer a cidade, fazer passeios e conhecer a gastronomia local, te garanto que vai ser mais proveitoso.

  • Faça uma lista e se mantenha a ela

Vai pra algum lugar aonde tem acesso a produtos que normalmente você não tem ou aonde é muito mais barato? Faça uma lista antes da viagem, anote os preços e some, pergunte a si mesmo se precisa de todos os itens listados, que falta não ter-los fará em sua vida. Depois de ter completa certeza da necessidade de cada item, consuma de consciência livre e com planejamento.

Post Comment
Postar um comentário

Colaboradores

Assinatura

Assinatura