O que mudou em minha vida depois do minimalismo

abril 28, 2017

Um dos assuntos que mais interessam os leitores e vez ou outra alguém me pede para falar sobre, é o minimalismo. Movimento em ascensão, muitas pessoas estão procurando esse estilo de vida por diversos motivos, seja para simplificar, ter maior liberdade em viajar, poupar dinheiro, etc. Já expliquei nesse post o que é o minimalismo e recomendo começar por ele caso você ainda não esteja familiarizada com o assunto.

Nos últimos 2 anos, muita coisa mudou na minha vida. Minha forma de consumo, de ver o mundo, como me alimento e os interesses pessoais que tenho. O minimalismo chegou sem nome, apenas porque tinha interesse em simplificar minha rotina e estava um tanto que cansada de perder tempo com coisas que não me eram importantes, hoje vejo que muita coisa positiva aconteceu. Por isso, fiz essa lista bastante atraente para quem esteja pensando em adquirir o minimalismo.


As limpezas se tornaram gratificantes e rápidas

Ter menos coisas nos faz automaticamente ter menos para limpar. O que antes era uma tarefa cansativa e que não era possível realizar sozinha em poucas horas, hoje consigo fazer-la mais rapidamente e com maior eficácia. 

Chego o final do mês sem preocupações com dinheiro

Esse é um ponto bem forte para várias pessoas que resolvem ser minimalistas. Ao consumir menos, consequentemente se gasta menos. Minimalistas só compram quando é necessário e consumem de maneira consciente, o que é refletido no saldo bancário. Dessa maneira, muitos conseguem realizar objetivos mais caros que não são possíveis sem um planejamento financeiro.

Menos ansiedade no dia a dia

Sofro de ansiedade há muitos anos e apesar de não estar "curada", o minimalismo sem dúvidas ajudou muito a melhorar esse aspecto em minha vida. Quando preciso de algum item acho com facilidade, a casa sempre está organizada, o que cria uma energia positiva no ambiente. Lugares com muitos itens e informações facilmente podem ser tornar um lugar de estresse para quem convive nele.

Mais tempo livre para dedicar ao que gosto

Quantas horas você já gastou em sua vida, andando por lojas ou shoppings sem ter um objetivo certo?E na internet, olhando e-commerce, enchendo o carrinho de itens sem ao menos ter a certeza que precisa deles ou tem dinheiro para pagar-los? Eu costumava gastar bastante do meu tempo com isso e além do dinheiro gasto com coisas que não precisava, meu tempo estava sendo gasto nisso também. Agora consigo me dedicar ao que gosto como passar mais tempo com meu marido e cachorro, ver vídeos, cozinhar, entre outras atividades.

Gratidão todos os dias

Sou satisfeita com o que tenho. Não sigo mais tendências, pessoas, novidades, sejam elas quais for. Se compro algo, penso o quanto aquilo irá me acrescentar. No auge no capitalismo, somos bombardeados o tempo todo com novas informações e produtos, é muito fácil cair nessa roleta de estar sempre precisando do mais atual e mais novo. Sendo assim, as pessoas nunca estão felizes e gratas com o que tem no agora. O minimalismo me ensinou e focar em meu presente, no que tenho e ser grata todos os dias por isso.

Entender que a felicidade não está em nenhum objeto

Ter o carro dos seus sonhos, a bolsa do momento ou qualquer outro objeto não irá te trazer felicidade. A felicidade é um estado mental que depende de nós, pois o que está ao nosso redor seja elas pessoas, ou situações, não estão sob nosso controle. Temos controle apenas de nós mesmos.

Outros posts no blog sobre minimalismo:


6 comentários on "O que mudou em minha vida depois do minimalismo"
  1. Excelente artigo, me incentivou ainda mais a conhecer e praticar o minimalismo. Estou gostando muito de refletir sobre isso. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Diamantino, boa sorte na sua jornada!

      Excluir
  2. Muito bom Isabel. Viver uma vida simples, sem muita ostentação... esse é o negócio! Obrigado por compartilhar esse assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rodrigo! Como diz o ditado...Menos é mais :)

      Excluir

Colaboradores

Assinatura

Assinatura