Quem fez suas roupas? Está chegando o Fashion Revolution Week

abril 20, 2017

Já ouviu falar sobre o Fashion Revolution? O movimento que começou no Reino Unido, pretende fazer o mundo inteiro (são mais de 90 países participando!) questionar sobre o modo de produção têxtil. Incentivando as pessoas a postarem em suas redes sociais, com as hashtags #quemfezminhasroupas e #fashionrevolution, o evento desse ano promete ser o maior, com eventos, palestras e oficinas.

Como começou?


A data escolhida pelo movimento é consequência da maior tragédia da indústria têxtil até hoje, chamada de Rana Plaza devido a nome do prédio localizado em Dhaka, Bangladesh. Morreram 1.134 trabalhadores, além dos 2.500 que ficaram feridos. O lugar aonde aconteceu, já havia sido alertado que estava em situação de risco e poderia desabar, mesmo assim foi ordenado aos trabalhadores que continuassem no local. 
Vivendo em situação de risco, ganhando muito pouco e trabalhando muitas horas a fio, infelizmente essa continua sendo a realidade de muitos. Será que questionamos isso ao comprar? Afinal, você sabe quem fez suas roupas? Com o objetivo de aumentar a conscientização das pessoas sobre a produção de suas roupas, o Fashion Revolution está convidando todos a questionarem sobre seu consumo e exigindo uma mudança com maior transparência do mercado têxtil.

Fazendo a diferença

Afinal, nós como consumidores não merecemos saber em quais condições aquela peça foi feita? Esse não deveria ser o nosso direito? O mundo está se readaptando ao ver os danos que causamos em várias áreas, procurando novas formas de consumir, a moda com uma grande parcela de culpa nessa questão, não só ética como também ambiental, deveria se modificar. Já não é hora?
Antes mesmo de assistir o documentário The True Cost, pude ler quando estudante de moda sobre o acontecimento do Rana Plaza. Quem teria coração para fazer aquilo? Eu pensava que como indivíduo não podia fazer muita coisa, pois o sistema funcionava assim e não havia ninguém mais fazendo diferença. Nossa, como estava errada. A cada dia que passa tenho o prazer de encontrar e conhecer produtores e criadores honestos, preocupados com seu produto. 

Fashion Revolution Week 

Por isso peço que na próxima semana, entre os dias 24 a 30 de abril, você questione, participe, poste em redes sociais e escolha uma maneira de fazermos a diferença. O Fashion Revolution Brasil está organizando diversas atividades, titulada de Fashion Revolution Week! Procure aqui quais eventos que irão ter em sua cidade.

Mais sobre:


Post Comment
Postar um comentário

Colaboradores

Assinatura

Assinatura