Repensando a menstruação Parte II : Conheça as alternativas para utilizar no seu ciclo

maio 24, 2017

Continuando a série dividida em 2 partes sobre menstruação, se você não viu a primeira, aonde te dou os motivos para deixar de vez o absorvente descartável tradicional, clica aqui! Esse post vai ser para te dar opções e mostrar que mudar os habitos é muito mais fácil do que parece. Tenho certeza que depois de fazer a transição para outro método menos nocivo você vai se questionar de como não fez a troca antes. 😉

1. Absorventes de pano ou Bio-Absorventes


Esqueça os absorventes de pano que sua avó costumava usar, passando por uma atualização os produtos hoje em dia são muito mais práticos, bonitos e confortáveis. Eles funcionam igual um absorvente de abas externo descartável, só que lavável durando muito mais tempo, sem produzir lixo regularmente, sem plásticos, sem testes em animais, sem falar na economia ao longo prazo.
É possível achar de diversos produtores na internet e também tipos diferentes indicados para cada quantidade de fluxo ou dia do ciclo. 

Onde comprar: Korui e na Elo7 é possível achar vários produtores pequenos.

2. Coletor menstrual




O copinho é a opção mais famosa por aqueles que procuram alternativas ao absorvente convencional. Feito de silicone medicinal, o material se bem cuidado pode durar de 10 á 15 anos! Além da economia a longo prazo, ele poupa um número enorme de absorventes que seriam utilizados nesse período. Uso o coletor há mais de um ano e gosto bastante, existem atualmente de diversas cores, tamanhos, modelos e marcas, podendo ser até um pouco confuso para quem pensa em começar a utilizar-lo, porém atualmente já existe bastante informação sobre o assunto e com um pouco de paciência você vai descobrir que não é nada de outro mundo.

Onde comprar: Uso o da Me Luna, mas também existe de outras marcas recomendadas como Inciclo, Korui e Holy Cup. Para quem está na dúvida no modelo e tamanho, o canal Papo de copinho faz várias comparações entre os coletores e explica detalhadamente o assunto.


3. Calcinhas para menstruação


As calcinhas chegaram faz pouco tempo no mercado, mas já estão sendo bem repercutidas na internet. Criadas pela marca Thinx, feito de um tecido antibacteriano desenvolvido pela mesma, a calcinha absorve a menstruação sem a necessidade de utilizar nada mais para absorver o líquido. Visualmente elas parecem calcinhas normais, mas graças a essa tecnologia elas prometem absorver igual ou mais do que outros métodos utilizados na menstruação. Existem vários modelos no site da marca e de acordo com o seu fluxo eles indicam qual é o mais adequado.

Onde comprar: No site da marca Thinx, eles entregam no Brasil.

4. Absorvente biodegradável


Diferente do absorvente convencional descartável, os absorventes biodegradáveis não possuem plástico na composição, com uma composição natural que no ambiente correto é possível se decompor em um tempo curto. Pude testar recentemente o da marca Natracare, que além de serem produzidos sem nenhum plástico (a embalagem do mesmo é de papel), eles são feitos de algodão orgânico e não fazem testes em animais, além de não utilizar na composição substâncias tóxicas. Uma ótima opção para viagens ou em outras situações aonde não possa ser realizado a higienização de um absorvente reutilizável, por exemplo. Também uma opção para quem ainda está se acostumando com a ideia dos métodos reutilizáveis, mas não indico como opção principal já que continua sendo descartável e produz lixo.

Onde comprar: No site da Natracare é possível ver os pontos de venda e loja on-line.

5. Esponjas menstruais


Descobri sobre as esponjas enquanto pesquisava para fazer esse post e achei bem inventivas, feitas de esponjas do mar, elas são biodegradáveis, antibactericidas e reutilizáveis, variando seu tempo de vida de acordo com o fabricante. Por enquanto é uma novidade no Brasil, pois não vi muitas opções nem artigos sobre o assunto, também há um pouco de controversa sobre utilizar as esponjas como absorventes, mas para uma população que sempre usou absorventes cancerígenos...Acho duvidoso e talvez um certo preconceito com o produto.

Onde comprar: No exterior há marcas conhecidas como a Poseidon Sponge, Natural Intimacy e a The Sea Sponge Company. Vi revendendo aqui no Brasil as esponjas da Jade & Pearl.


2 comentários on "Repensando a menstruação Parte II : Conheça as alternativas para utilizar no seu ciclo"
  1. Hum, eu ainda nem cheguei no o.b. kkkk
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto o absorvente descartável quanto O.B tem substâncias químicas altamente tóxicas. Sugiro ler a parte I do post pois lá falo os motivos de porquê é tão importante fazer essa troca :)

      Excluir

Colaboradores

Assinatura

Assinatura