5 marcas de chocolate que são feitos de forma ética

julho 25, 2017
O cacau, assim como a indústria têxtil, é uma das maiores indústrias envolvidas com trabalho escravo! Empresas multinacionais de grande porte compram matéria-prima de lugares (a maioria na região da África) aonde não há nenhuma fiscalização para esses trabalhadores.



Apesar de não ter muita informação sobre esse assunto, esse documentário me ajudou a entender mais sobre como funciona a exploração, e o que é mais chocante é ver nos dias atuais trabalho escravo e infantil acontecendo. Crianças de 12 a 15 anos são convencidas pelos traficantes que elas irão ter oportunidade de trabalho, de ganhar dinheiro e assim ajudar seus pais... Uma realidade muito triste que pensamos ter acabado mas ainda continua às escondidas. 

Então temos que ficar sem comer chocolate? Não! Existem marcas engajadas que estão produzindo de forma transparente. Assim como na moda, precisamos nos informar, questionar e pressionar as empresas para saber a origem daquele produto.

Abaixo tem uma lista de 5 marcas que produzem chocolate de maneira ética, todas encontradas a venda aqui no Brasil. Com exceção da Zotter, que é uma marca internacional, todas outras trabalham com cacau brasileiro e fazem o processo aqui mesmo, em nosso país. Sem falar que essas marcas produzem chocolate de verdade, não aquela mistureba cheia de gordura que vemos por aí, viu? Além disso, todas possuem opções veganas (sem leite). 


1 - Zotter Chocolates

A marca Zotter mostra muita transparência em seu produto, principalmente por ser certificada como orgânica e fair trade (comércio justo), isso garante segurança ao consumidor, pois são selos confiáveis. Além disso, de acordo com seu site os chocolates aparentam ter uma ótima composição: "Os chocolates Zotter não tem conservantes, componentes artificiais e outros ingredientes que descaracterizam o chocolate, o que o torna verdadeiramente especial, único e diferenciado".


2 - Java Chocolates

Com várias opções de sabores, a Java também é uma empresa que tem orgulho de ser 100% brasileira. Desde o cacau aonde tudo começa, até a embalagem: "Fazemos nossa parte utilizando embalagens de papel reciclável, criando processos produtivos que economizam água e energia e reduzindo o desperdício de insumos e matéria prima", também trabalham apenas com o necessário para se fazer um bom chocolate, mantendo a lista de ingredientes pequena, como afirmam no site: "Quanto menos ingredientes, melhor".


3 - AMMA Chocolate

A AMMA foi uma das primeiras empresas que pude conhecer nesse setor. Eles mostram muita transparência em todo o processo, detalhando pelo site desde a colheita até o produto chegar nas lojas. Contam com certificação de orgânico, além de terem produtos com no mínimo 60% de cacau e apresentarem uma lista de ingredientes simples com cacau, açúcar e manteiga de cacau, variando apenas a porcentagem de acordo com o produto. 


4 - CHoKolaH

A Chokolah também conta com a certificação de orgânico, além do selo Ecocert. De acordo com o site da empresa: "Fabricamos o nosso próprio chocolate a partir de amêndoas 100% orgânicas, da variedade Híbrido Trinitário, e de uma só procedência: do Brasil." Na fanpage da marca eles se mostram bem transparentes sobre o processo, detalhando as informações com fotos e informações sobre o produto.

Foto: Estadão

5 - RAROS Fazedores de Chocolate

A Raros eu conheci logo no começo da marca, em um dos eventos daqui de São Paulo com pequenos produtores. Com o conceito "From Bean to Bar" (Da amêndoa à barra), a marca explica em seu site o que isso significa: "O conceito de chocolate feito da amêndoa à barra significa realizar, por si próprio, todas as etapas da produção, desde as amêndoas de cacau cruas até a obtenção das deliciosas barras de chocolate." A Raros assim como as outras trabalha com uma lista de ingredientes bem enxuta: "Nós usamos apenas 2 ingredientes para fazer nosso chocolate: cacau e açúcar orgânico!".

E você já experimentou algum desses? Conhece mais alguma marca que deveria estar nessa lista? Comenta com a gente então!
Post Comment
Postar um comentário

Colaboradores

Assinatura

Assinatura