Porquê desliguei as notificações no celular

julho 04, 2017

Ainda na trajetória para uma vida mais slow, uma das atividades que parece mais difícil de achar um equilíbrio é quanto ao uso de tecnologia, principalmente das redes sociais. A cada dia surge uma novidade e a sensação de estarmos ficando para trás está sempre presente. Mas será mesmo que ser tão atualizado nos trás reais benefícios?
Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e tantas outras que nem eu mesma devo conhecer... Quantas delas você utiliza diariamente? E quantas vezes já aconteceu de estar conversando com alguém ou fazendo outra atividade mais importante e a notificação no celular te fez parar o que estava fazendo?

Numa pesquisa recente, descobriram que em média, as pessoas pegam no celular 2.617 vezes ao dia! Como podemos focar no presente se estamos tão direcionados a isso? Depois de refletir sobre meu uso do celular e principalmente das redes sociais, decidi desligar as notificações do meu aparelho, simples assim. Não há nada de urgente nos aplicativos que não possa esperar por um momento onde eu realmente farei aquilo com calma e atenção. 
Recebemos muitas propagandas, mensagens, informações que na verdade não são necessárias e ter uma vida mais slow, assim como adotar uma abordagem mais minimalista está ligado também a maneira que nos comportamos com esse universo virtual.

O cérebro tem dificuldade para filtrar as informações que realmente são necessárias, mas porque isso acontece? Talvez o uso constante do celular tenha alguma relação. Carregamos conosco uma tela retangular e toda vez que ela brilha, vibra ou toca, lembramos da sua existência assim como do seu universo paralelo, digamos assim. Sentimos tanta dificuldade de nos concentrar em uma tarefa por vez. Será que essa dificuldade de minimizar as atividades assim como a necessidade de nos tornarmos pessoas multitarefas não está de alguma forma relacionada a esse uso constante do aparelho? E se esse tempo todo que gastamos conferindo as notificações fosse gasto para realmente se dedicar a concluir atividades principais de seu dia? 

Desde que decidi desligar as notificações no meu celular, sinto que consigo me focar mais no que estou fazendo. Ao digitar esse texto por exemplo, consegui me focar apenas na escrita e nenhuma outra tarefa. Era costume olhar rapidamente para o celular diversas vezes, me desconcentrando do que havia começando a fazer. Ao invés de deixar nossa rotina ser ditada pelos nossos smartphones, nós é que devemos decidir quando olhar e não ao contrário.

Por isso proponho o desafio: Desligue as notificações dos dispositivos pelo período mínimo de uma semana. Depois me conta como foi a experiência? 
Post Comment
Postar um comentário

Colaboradores

Assinatura

Assinatura